
ENGENHARIA
Atuamos desde a concepção dos produtos através de Sketches ao desenvolvimento e apresentação virtual do modelo 3D, utilizando as melhores ferramentas do mercado - Alias, VRED, Maya e ICEM Surf, integrando Engenharia do Produto na análise de viabilidade técnica dos modelos e Gerenciamento de Projetos completo, utilizando metodologia PMBOK® ou SCRUM®.
Com mais de 15 anos de experiência em Engenharia do Produto e Estúdios de Design da Indústria Automobilística, atuamos em projetos nacionais e internacionais, como FIAT Toro, GM Trailblazer, RENAULT Alaskan dentre vários outros.
CRIAÇÃO
Sketches iniciais e primeiros modelos 3D do produto.
APRESENTAÇÃO
Alisamento de superfícies e renderização para visualização.
AVALIAÇÃO
Análise técnica dos modelos de acordo com requisitos dos clientes e fornecedores.
GERENCIAMENTO
Gestão de projetos seguindo as melhores práticas do Guia PMBOK® e Método Ágil SCRUM®.
GD&T
Durante a fase de concepção de um projeto, são definidos os objetivos a serem alcançados com a fabricação de um produto. Na fabricação deste, ocorrem variações nas dimensões especificadas devido variabilidade decorrente de cada processo de fabricação necessários para a obtenção do produto final.
Devido à estas variações, se torna impossível obter produtos exatamente iguais sendo necessário especificar as tolerâncias aceitáveis para garantir seu bom funcionamento, qualidade, aspecto estético, entre outros. Para a determinação destas tolerâncias se faz necessário a realização de estudos de variação dimensional considerando folgas, ajustes e distancias necessárias para que o objetivo do projeto seja cumprido.
Devido a necessidade de realizar melhor controle destas variações, surgiu ao longo do tempo ferramentas como GD&T e softwares de simulação 3D estatístico, que possibilitam uma verificação eficaz antecedente a fase de construção de protótipos antecipando problemas futuros proporcionando redução de tempo e custo.
o que é?
Ferramenta normalizada pela ASME Y14.5 que possui finalidade de realizar o controle geométrico de componentes, visando garantir sua forma e montabilidade em seu respectivo conjunto.
Por que utilizar?
Obter controle dimensional mais eficiente em componentes e conjuntos;
Garantir melhor acoplamento entre componentes;
Reduzir refugo de peças;
Aumentar a qualidade geometrica do produto
COMO controlar?
Através da realização de estudos de variação dimensional, utilizando software de simulação 3D, visando antecipar problemas no funcionamento do produto e meio produtivo, tendo como input índices de capacidade de processo.
Quais resultados obter?
Variação estatística entre faces de acoplamento (Gap/Flush);
Variação entre elementos de fixação (Pino e Furo);
Variação de espessura, pré-carga, sobreposição, dentre outros.